picture picture picture picture [Home] [Como participar]

[Quem somos]

[Parcerias] [Contato] Informações e Reservas: 21 2420-9494
Wap: 99573-0602


www.dnaventura.com.br

 
TURISMO CULTURAL TURISMO DE AVENTURA ESTUDO DO MEIO TREINAMENTO EMPRESARIAL
Programação de caminhadas em trilhas
22/04 Pedra da Gvea

30/04

Pedra Bonita

Treinamento empresarial ao ar livre

trilhas no rio de janeiro
Presentei com uma experiência ao ar livre
Monte seu roteiro
Imagens de esportes a atividades ao ar livre no Rio de Janeiro
 
DNAtitude Consciente
 
Twitter DNAventuraOrkut DNAventura Facebook DNAventura Blog DNAventura
[Aliança Estratégica] [Raid de Orientação] [Domo-Geodésico] [Circuito de Aventura] [Modelar]
  Treinamento Experiencial ao ar livre - Raid de Orientação

O que é o Raid de Orientação?

É uma modalidade de Treinamento Experiencial ao ar-livre que trabalha as capacidades do ser humano de se comunicar, superar conflitos e trabalhar em equipe através de desafios com caráter colaborativo e dinâmicas de grupo que se desenvolve percorrendo um trajeto predefinido utilizando mapas, planilhas e bússolas a fim de se orientar no deslocamento entre um ponto e outro.

A utilização de instrumentos e técncias de orientação com mapas, bússolas e planilhas proporcionam grande interação e exige de cada participante empenho e pro-atividade.

Capacidade de decisão e comunicação, dinamismo, liderança e cooperação são alguns dos aspectos que trabalhamos e desenvolvemos durante o raid. Em especial destacamos que o raid estimula a cooperação e o trabalho em conjunto buscando alcançar um objetivo em comum.

Onde é realizado o raid de orientação?

Para realizar um raid é necessário antes de mais nada escolher o local onde a atividade será desenvolvida. Este pode ser um parque, sítio, ou unidade de conservação, desde que permita que os participantes realizem uma caminhada leve e desenvolvam algumas dinâmica de grupo durante o percurso com segurança e dispondo de uma boa infra-estrutura.

Como se desenvolve a atividade do raid?

Uma vez definido onde o raid acontecerá vem a fase de mapeamento na qual os organizadores criam um mapa desse local e planilhas, que serão utilizados pelos integrantes das equipes.

No mapa e nas planilhas constam alguns pontos de referência relevantes como pontes, árvores, pedras, bifurcações e similares, além de indicações de que rumos as equipes devem tomar a fim de chegar aos pontos de controle.

Essas indicações podem aparecer através de setas, símbolos ou graus que deverão ser aferidos atravé do emprego da bússsola.

Ao chegarem nos pontos de controle ou no deslocamento os grupos realizam tarefas e dinâmicas determinada pelos facilitadores. Em seguida seguem as orientações que constam no mapa, ou recebem uma nova planilha com as instruções para a próxima etapa.

Regras Gerais do Raid

-    não é permitido correr durante a atividade;

-    devem ser observadas as condições de uso do local – por exemplo numa Unidade de Conservação não será permitido degradar o meio ambiente, molestar os animais silvestres, recolher qualquer recurso natural.

Regras Específicas

As regras específicas que organizam o raid de aventura são definidas de acordo com o objetivo final que se pretende atingir com a atividade. Caso a intensão seja trabalhar a liderança, pode ser criada um regra especifica que determine que a cada etapa um componente deverá exercer a liderança auxiliando seus colegas e tomando a decisão final quanto a qual caminho seguir ou solução a ser adotada para um determinado desafio.

Duração do Raid de Orientação

O Raid de Orientação tem vários níveis e graus de dificuldade, podendo ter de algumas horas até vários dias de duração. Em ambiente natural sendo praticado como uma dinâmica de grupo com objetivo de promover a integração, capacidade de tomada de decisão e confraternização dos participantes, o ideal é que o raid dure entre duas e quatro horas.

Infra-estrutura básica necessária

É importante que o local escolhido para a realização do raid seja antes de mais nada seguro, tanto no que concerne a violência urbana quanto ao terreno, que não deve oferecer maiores riscos como precipícios, mata fechada, rios caudalosos ou similares.

Os participantes devem ter a disposição banheiros que poderão ser acessados durante a atividade sem maiores dificuldades.

Além disso, deve ser fornecido bebida e lanche para consumo, uma vez que a atividade demanda considerável atividade física e mental.

Treinamento experiencial ao ar livre

Treinamento empresarial ao ar livre

Treinamento empresarial ao ar livre

Vivências e jogos colaborativos

Experiências de liderança e trabalho em equipe


Para mais informações sobre nossos workshops de treinamento experiencial, mande-nos uma mensagem através do formulário abaixo, ligue para 21 2420-9494 ou envie um email para contato@dnaventura.com.br:

contato Treinamento empresarial ao ar livre

(ex. Buzios-RJ)

 
 
 
  contato@dnaventura.com.br  

Viagens Culturais

Monte seu roteiro!

Vo Livre

 

Estudo do meio

Caminhadas em trilhas

Surf

Treinamento Empresarial

Escaladas

Mergulho

Institucional

Midia e news

Contato

Copyright (c) 2016 - DNAventura Ecoturismo LTDA