Nós da DNA acreditamos que a maior aventura da existência humana está na construção do conhecimento e, por acreditarmos neste principio, desde 2004 buscamos oferecer a estudantes tanto de nível fundamental e médio, quanto de nível superior, uma aproximação entre os saberes teóricos e práticos.
Para a realização deste desafio contamos com uma metodologia de estudo do meio, em que os roteiros elaborados possibilitam uma aproximação entre o conhecimento teórico trabalhado em sala e a experiência prática deste conhecimento, através de um programa multidisciplinar, elaborado por nossa equipe pedagógica, visando sempre adequar nossa proposta educacional com o projeto pedagógico de cada uma das instituições parceiras.
Nossa equipe pedagógica é composta por educadores e pesquisadores das mais diversas áreas de conhecimentos, formados pelas mais renomadas universidades do país. Esta equipe multidisciplinar visa beneficiar o desenvolvimento dos saberes acadêmico-escolares. Durante as atividades de campo, estimula a formação cidadã, promovendo a capacidade de sociabilização, a reflexão e o senso de responsabilidade e compromisso social.
Em tempos de crise e dinamismo das transformações espaço-temporais cada vez mais rápidas e complexas, torna-se difícil apreender nossa realidade de modo único e isolado. Por este motivo, nós da DNAventura, acreditando no compromisso para com as futuras gerações, atuamos de forma integrada na formação dos estudantes envolvidos em nossas atividades de estudo do meio.
Com suporte no intercâmbio cultural, temos por finalidade agregar à construção do conhecimento teórico uma formação que possibilite o desenvolvimento de habilidades que levem os participantes a desenvolver autonomia na construção de seus saberes. Propomos também fomentar o potencial reflexivo e desenvolver senso critico e ético, comprometido com os desafios de nosso tempo.
Nosso método de ensino, de natureza multidisciplinar, visa proporcionar aos envolvidos uma aproximação entre os conhecimentos teóricos e a realidade prática, onde esses conhecimentos foram produzidos ou de onde foram extraídos.
Nossos projetos de estudos do meio visam a excelência e, para tal, são elaborados visando sempre a interdisciplinaridade e a aproximação entre teoria e prática. Os projetos são desenvolvidos com material teórico complementar à prática de campo. Este material de apoio servirá como orientação para as atividades desenvolvidas em campo e como base para as aulas teóricas desenvolvidas pelos professores em sala de aula.
Os temas sugeridos servem como referência para elaboração de projetos customizados desenvolvidos em parceria com as instituições atendidas.
A partir desta temática podem ser trabalhados conteúdos das disciplinas de Biologia, Geografia, Química e Física.
Roteiros possíveis: Petar, Parque da Tijuca, Itatiaia, Parati, Ilha Grande, Itamambuca, entre outros.
Este tema pode ser trabalhado por meio das disciplinas de Matemática, História Geografia, Sociologia, Filosofia e Literatura.
Roteiros possíveis: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Cidades Mortas, “Vale do Café”.
E possível trabalhar interdisciplinarmente com as seguintes disciplinas: Geografia, História, Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura, matemática.
Roteiros possíveis: cidade de São Paulo: a formação da metrópole: Rio de Janeiro: da colônia à republica, Eixo Rio-São Paulo.
Tema de grande relevância curricular, que permite a interdisciplinaridade entre Geografia, História, Biologia e Matemática.
Roteiros possíveis: Interior Paulista - Fazendas de produção e Itatiaia – Cooperativa de pequenos produtores.
Disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, Filosofia, e Sociologia.
Roteiros possíveis: São Paulo: bairros da imigração e interior paulista, Comunidades tradicionais: quilombos, aldeias e caiçaras, Museus: São Paulo - Museu da Língua Portuguesa, Rio - Museu da Ciência, Museu do Amanhã.
|